sábado, 17 de maio de 2014

Técnicas para auxiliar o professor na sala de aula.


Técnica umbral
 
Dar a importância um a um dos alunos sinaliza a importância de cada um na turma:
A técnica umbral reforça de que a sala de aula e um lugar a ser respeitado, onde a altas expectativas em relação ao comportamento, a participação ,e principalmente a aprendizagem .
                                                                                          
O gancho
Módulo 1: Planejamento e uso do tempo
Com a técnica "O gancho", a professora estimula o interesse dos alunos pela atividade que vem a seguir. Antes de começar um tema novo ela resume o que há de mais interessante na matéria e faz uma curta introdução do que será abordado, estimulando o interesse dos alunos. Dessa forma a professora os mantém engajados durante toda a aula. Neste vídeo, você assiste à técnica aplicada na sala de aula.
 

Perguntas baseadas em evidências

Módulo 1: Planejamento e uso do tempo
Por meio da técnica "Perguntas baseadas em evidências", o professor verifica se os alunos realmente entenderam o conteúdo de um texto. Para isso, elabora questões que enfatizam fatos e eventos do texto, estimulando os alunos a voltarem a ele para responder. Neste vídeo, você assiste à técnica aplicada na sala de aula.

Trailer

Módulo 4: Leitura
Assim como nos trailers de cinema a técnica "Trailer" cria uma expectativa sobre algo que está por vir. Ao usar essa técnica, a professora desperta o interesse nos alunos para a leitura de um texto. Para isso ela apresenta idéias ou cenas chave antes de começar a leitura. Neste vídeo, você assiste à técnica aplicada na sala de aula.

Controle o jogo

Módulo 4: Leitura
Com a técnica "Controle o jogo" o professor promove a prática da habilidade de leitura dentro de sala de aula. Ela tem como objetivo engajar todos os alunos sem deixar ninguém para trás, criando também um ambiente de altas expectativas de aprendizagem. Mesmo sendo uma técnica de leitura ela pode ser usada em qualquer disciplina.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário